Wednesday 23 April 2014

do civismo

civismo
nome masculino
1.dedicação pelo interesse público
2.comportamento demonstrativo de respeito pelos valores da sociedade e pelas suas instituições

civismo In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2014. [Consult. 2014-04-15].
Disponível na www: <URL: http://www.infopedia.pt/pesquisa-global/civismo>.

In Infopedia.

Realço "comportamento demonstrativo de respeito pelos valores da sociedade". Algo aparentemente há muito esquecido.

Não considero o povo Português como cívico. Pelo contrário. Nos mais variados comportamentos sociais testemunhamos uma gritante ausência de civismo e respeito pelo próximo. Falo de uma forma geral com o óbvio lugar à excepção. Um "obrigado", um "desculpe", um "por favor" são raramente utilizados no meio público.

No trânsito então a falta de consideração pelo próximo é gritante. É não dar prioridade, não saber esperar, não ser-se paciente, não parar-se em passadeiras e por aí adiante. É muitas vezes a inveja patente até pela classe social que os próprios carros exibem. É um sem número de situações que ocorrem todos os dias nas nossas estradas.

É apanhar com uma mala em cima da cabeça quando uma "senhora" - para não lhe chamar o que ela merecia efectivamente - a deixa cair ao tentar retirá-la do compartimento superior e ao invés de pedir desculpa, vira-se para o seu companheiro de viagem e exclama: "Oh João, então colocou as malas assim soltas aqui em cima?" Era uma mala Louis Vuitton, mas a avaliar pelo aspecto da dita senhora o mais provável era ser da feira. Ou se fosse verdadeira deve ter ficado a pensar que antes na minha cabeça que no chão - até porque eu apanhei com a mala e dei-lhe. Agora "desculpe" ou semelhante não deviam fazer parte do seu dicionário.

É estar a chegar a uma fila e correr para passar à frente das pessoas que estão a chegar mas que ainda não estão exactamente em fila.

É um sem número de situações todos os dias que de facto se torna óbvio que o problema não é só educacional. É cívico. É social. E está cada vez pior.

No comments:

Post a Comment