Monday 21 April 2014

clubismo vs fanatismo vs facebook vs prioridades

Sou adepto incondicional do Porto. Cheguei a ter um blog dedicado sobretudo ao futebol e ao Porto. Cheguei a fazer várias publicações nas anteriores edições do L8Motive onde fazia menção ao Porto e ao meu Portismo. E gosto de ver todos os jogos - em casa, no sofá que é bem mais confortável - mas também não morro se não os vir. Gosto de considerar-me isento na minha análise apesar de ter noção que será uma isenção relativa.

Gosto de fazer as minhas críticas ao Benfica - meu ódio de estimação - mas tenho o cuidado de não enxovalhar os meus amigos Benfiquistas ou tão pouco torcer publicamente por derrotas do Benfica ou torcer pelos seus adversários, sobretudo na Europa. Faço-o cá dentro e desejo que o Benfica perca todos os jogos, mas entre desejá-lo na minha privacidade e dizê-lo publicamente no Facebook vai uma grande diferença. Digo-o aqui neste momento de uma forma generalizada, vá.

Comento resultados do Benfica. Comento situações que envolvem o Benfica. Exponho uma ou outra notícia pouco divulgada. E critico. Com um objectivo primário: fazer ver que todos os clubes têm os seus podres. Que todos são beneficiados e prejudicados e que no final continua a ganhar aquele que jogar melhor. Não procuro subterfúgios nas derrotas do Porto. Aponto o dedo aos jogadores, ao treinador, à SAD. Mas volto a sublinhar: procuro ainda assim ter um certo tacto para não enxovalhar ninguém. Porque também não gosto que o façam comigo.

Nunca tive uma foto de perfil ou de capa com qualquer alusão ao Porto, aos seus jogadores ou com mensagens de soberba, presunção ou falta de respeito pelos adversários - nunca. E nunca terei. Porque acima de tudo, eu sou eu e não é o futebol ou um clube que comanda a minha vida. No entanto, e neste preciso momento, vejo vários amigos com fotografias de perfil alusivas ao Benfica. Com fotos de capa alusivas ao Benfica. Com mensagens de total desrespeito pelos adversários e pelos seus amigos adeptos dos clubes adversários. O que lamento muito. Da mesma forma que lamento quando o mesmo se passa com adeptos do Porto que têm semelhantes comportamentos.

A meu ver, isto já não é clubismo nem paixão pelo futebol. É fanatismo. É doença. Não é o futebol que comanda a vida minha gente. Mas este tipo de comportamento generalizado mostra bem o que move e motiva o povinho Português. E depois queixam-se do país e das condições que temos. É tudo uma questão de prioridades. E enquanto a prioridade desta gente for única e exclusivamente o Benfica, o Porto ou o Sporting, nunca compreenderão o que é um défice. O que é uma dívida pública e a sua relação face ao PIB. O que é um swap. Ou superavit. Porque importante mesmo é saber o que é um fora-de-jogo. E depois irem para a rua manifestar-se sem perceber muito bem contra quê.

2 comments:

  1. Sabes uma coisa que me irrita profundamente? Ver merchandising à venda com as palavras "Tudo o que é Benfica é merda". Quem diz "Benfica", diz "Porto" ou "Alguidares de Baixo". Deveria haver um limite neste tipo de coisas, uma lista estipulada que censurasse o que se pode escrever e pôr à venda. A sério. Fico fula!

    ReplyDelete
  2. (Já tiravas as palavrinhas, não? És sempre a mesma coisa. :)

    ReplyDelete